Resposta Natura sobre Testes em Animais e Ingredientes de Origem Animal | Cruelty Free, Vegan Beauty Blog by Nicole Make
17
setembro
Resposta Natura sobre Testes em Animais e Ingredientes de Origem Animal

Resposta Natura sobre Testes em Animais e Ingredientes de Origem Animal

Oi gente, tudo bem? Obrigada por estar aqui! Neste post vou mostrar para vocês o e-mail que recebi da marca nacional de cosméticos Natura.
Muitas meninas queriam saber se testa ou não em animais, se leva ou não ingredientes de origem animal….

Resolvi mandar o e-mail com as mesmas perguntas de sempre:

Resposta Natura Sobre Testes em Animais e Ingredientes de Origem Animal 1

Olá.
Me chamo Nicole Gonçalves, do blog NicoleMake.com
Gostaria de fazer algumas perguntas…
1. A empresa testa em animais?
2. Caso não teste, paga algum laboratório para fazer este serviço?
3. Os produtos levam ingredientes de origem animal?
4. Caso levem, quais são os ingredientes e quais são os produtos?
5. A marca faz parte de alguma empresa grande?
6. Foi comprada recentemente? Caso a resposta for positiva, qual?
7. Comercializa na china? Ou seja, a marca vende na China?
8. LISTA COM TODOS OS PRODUTOS QUE LEVEM OU NÃO LEVEM INGREDIENTES DE ORIGEM ANIMAL.
Obrigada

______

A marca não me enviou listagem dos produtos, mas em compensação deixou mais do que claro tudo que gostaríamos de saber….

Leiam o texto com atenção. Deixei anexado o e-mail e em baixo copiei e deixei as minhas obs como sempre!

______

Resposta Natura Sobre Testes em Animais e Ingredientes de Origem Animal 3

Olá Nicole, boa tarde!

Agradecemos seu contato com nosso atendimento.

A Natura prioriza o uso de ingredientes vegetais em todas as suas formulações, porém nossos produtos não são totalmente veganos devido às composições químicas. *

A Natura está dando um novo passo pioneiro: a vegetalização de toda a sua linha de sabonetes. Isso significa ter todos os seus sabonetes produzidos com base de origem 100% vegetal, composta por óleos extraídos dos frutos da palmeira, uma árvore cultivada de forma sustentável na região de Belém do Pará, Amazônia. A iniciativa de substituir o uso de gordura de origem animal pelo uso de óleos de origem vegetal **, faz parte da estratégia da Natura de vegetalização de suas fórmulas. É uma evolução na formulação dos sabonetes, fortalecendo o conceito da sustentabilidade e trazendo para os consumidores, novos sabonetes puro vegetal que proporcionam deliciosa sensação de emoliência no banho.

A vegetalização completa dos sabonetes da Natura contribui para a criação de um Brasil cada vez mais sustentável.Todos os óleos da Natura (Ekos e Sève, trifásicos, monofásicos, pré e pós banho, perfumação e massagem) trazem óleos vegetais da biodiversidade brasileira, extraídos de forma sustentável.

Os óleos Natura não utilizam mais óleo mineral (sub-produto do petróleo).
Os óleos de banho Natura são ícones da categoria em perfumação e maciez da pele e proporcionam hidratação por 8hs, mesmo após o enxágüe, exceto os óleos da linha Sève, que hidratam por 24 hs.

Vegetalizar os óleos Natura é mais do que aprimorar nossas formulações. É trazer uma parte da natureza para dentro de nossos frascos.
É fazer com que cada óleo corporal continue sendo um veículo de prazer, de cuidado pessoal e de bem estar.

E mais do que isso, é fazer com que cada produto da categoria de óleos da Natura traga o compromisso com um mundo mais sustentável.
Ao decidirmos utilizar matérias-primas renováveis, obtidas de fontes comprometidas com a manutenção da diversidade de espécies da natureza, cada óleo Natura passa a ser um veículo de disseminação do desenvolvimento sustentável.
Desde 2009, não aprovamos mais nenhuma matéria prima de origem animal no nosso portfólio de ingredientes e nem testes em animais.***

Ingrediente obtido de subprodutos, por exemplo: Estearatos, estes ingredientes podem ser de origem vegetal ou animal.****
Os ingredientes que seriam extraídos dos animais, hoje ocorre através de matéria sintética, ou seja, é produzido em laboratório para que não seja necessário o uso dos animais.*****
Dessa forma, garantimos a segurança de uso de nossos produtos, sempre de forma ética e sem o emprego de animais.
Você poderá verificar se um produto possui ingrediente de origem animal, buscando as seguintes palavras na composição:
CetylAcetate; AcetylatedLanol;PEG40/MYRG 52; ChemyproteinMilk; GlycolDistearete; GlycerylStearate/PEG100-Stearate; Chitosan; PropyleneGlycolStearate
xxx ******, a Natura trabalha dentro da nomenclatura do INCI, a resolução que trata do assunto foi adotada pela ANVISA em 2005 e é exigida para o registro de qualquer produto cosmético.
Fonte: http://www.anvisa.gov.br/cosmeticos/inci.htm

INCI – International Nomenclature of Cosmetic Ingredient é um sistema internacional de codificação da nomenclatura de ingredientes cosméticos, reconhecido e adotado mundialmente, criado com a finalidade de padronizar os ingredientes na rotulagem dos produtos cosméticos.
As vantagens do INCI para Consumidor – Permite que o consumidor identifique, de forma mais clara, os ingredientes de uma formulação em qualquer lugar do mundo. Além disso, devido à grande diversidade de sinônimos relacionados a um único ingrediente, os erros de interpretação na leitura de componentes podem ser minimizados.

Ao invés de utilizar animais em nossos testes utilizamos as mais avançadas técnicas mundiais de avaliação que incluem modelos computacionais, pesquisa e revisão contínua dos dados publicados em literatura científica do mundo todo e testes in vitro *******, que também são aceitos pela comunidade científica internacional. Além disso, contamos com uma equipe de cientistas que busca trabalhar com as mais avançadas tecnologias para tornar as avaliações cada vez mais precisas e eficazes.

Para saber mais acesse nosso site www.natura.com.br. Em produtos, você terá a composição do produto que deseja.

O Número de seu protocolo é: .

Estamos à disposição.
Um grande abraço,
SNAC.
Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor.

_______________

Minhas observações sobre o Texto que a marca Natura me mandou sobre Testes em Animais e Ingredientes de Origem Animal:

1 *: Os produtos da marca Natura NÃO SÃO TOTALMENTE VEGANOS! Ou seja, alguns produtos podem conter ingredientes de origem animal.

2 **: Eles tem uma iniciativa ótima! Mudar o óleo de origem animal por óleo de origem vegetal! Isso é ótimo! Estamos vendo uma evolução!

3 ***: Eles dizem que desde 2009 não aprovam nenhuma matéria prima de origem animal. Isso eu realmente não entendi. Na obs * e na obs ** eles dizem que utilizam ingredientes de origem animal e estão tentando mudar isso… Ou seja, a obs *** contradiz a obs * e a obs **. Correto?

4 ****: Os Estearatos podem ser de origem animal ou vegetal.

5 *****: Os ingredientes de seriam de origem animal hoje são produzidos em laboratórios. Não entendo mais nada… Disseram uma coisa na obs *, obs **, obs ***, obs **** e agora falam que fazer em laboratório. Se é feito em laboratório deveriam ser veganos…

6 ******: Todos os ingredientes de origem animal que utilizam para fabricar os cosméticos.

7 *******: Dizem que realmente não testam em animais. Que usam testes In Vitro e Computadorizadas.

_______________

Minha conclusão… Eles podem encher linguiça, falar e falar… Mas resumindo: Ainda utilizam ingredientes de origem animal nos produtos! A marca Natura não é Vegan / Vegana! Fabricam produtos sem ingredientes de origem animal, mas ainda utilizam animais em sua formulação.

Ajudam sim muitas pessoas com trabalho, a natureza, prosperam para um futuro melhor, mas não podemos dizer que é TOTALMENTE LIVRE DE CRUELDADE, já que ainda utilizam animais…

É ótimo saber que a Natura não realiza testes em animais. Gostaria muito de conhecer o laboratório e saber mais…

Talvez vocês pensem: “Se estão enchendo linguiça com os ingredientes, podem estar mentindo sobre os testes…” Bom, acho difícil a Natura estar mentindo, é uma marca respeitada e grande… e deixaram claro que não realizam testes em animais…

Espero ter ajudado vocês com este post. Agora é anotar os ingredientes de origem animal que citaram e comprar apenas as opções vegan / veganas. Ok?

Mil beijos, amo vocês



gravatar
Jessica
17/setembro/2015 às 16:21

1

Eu acho que o que eles tentaram dizer é que desde 2009 eles não desenvolvem novos produtos com ingredientes de origem animal, ou seja se o sabonete ou shampoo que é vendido hoje tem fórmula de 2008 então vai ter sim ingredientes de origem animal.
Foi isso que eu entendi.

[Responder]

gravatar
Jessica
17/setembro/2015 às 16:23

2

E aí, teoricamente se eles lançam novos produtos, estes sim não vão ter fórmulas com ingredientes de origem animal, mas ficou um pouco confuso.

[Responder]

Gravatar

Nicole Respondeu:

Confuso isso né Jé? Achei meio louca esta resposta… Mas não custa ler os ingredientes para comprar produtos veganos.

Mesmo a marca sendo grande e legal, necessita evoluir ainda mais. Assim como nós!

Muito obrigada linda! Beijão

[Responder]

Gravatar

Jéssica Respondeu:

Louco é a galara não entender uma coisa tão simples! Eles não utilizam mais produtos de origem animal em produtos que foram lançados de 2009 em diante. A linha Natura Una, por exemplo, é uma delas .

[Responder]

Gravatar

Nicole Respondeu:

Bom Jéssica isso é louco, mas já teve leitora vendo cera de abelha na composição, e ai?

Mil beijos e obrigada

gravatar
Elaine
18/setembro/2015 às 14:28

3

Lendo a resposta da Natura tive a mesma compreensão que vc Nicole, fiquei confusa como vc nas mesma questões. Só deu pra entender q ñ testam em animais, mas na questão componentes da fórmula ficou super confuso. Lamentável

[Responder]

Gravatar

Nicole Respondeu:

Meio louco isso né Elaine?

Mas… Já que a marca fala que não testa, podemos comprar produtos veganos lendo o rótulo.

Mil beijos e muito obrigada

[Responder]

gravatar
Nathalia
20/setembro/2015 às 22:23

4

Pelo que eu saiba “desde 2009 nn aceitam” eles querem dizer que os produtos que foram lançados e reformulados a partir de 2009 não tem nenhum ingrediente animal. vi isso em algum blog também. se eu achar posto o link, a menina do blog chegou a visitar a fabrica deles e tudo mais…

[Responder]

Gravatar

Nicole Respondeu:

Bom… Vamos ver. Só acho meio confuso. Não necessitava disso sabe?

Mas, fiz a minha parte, agora e ver cada ingrediente.

Mil beijos Naty, muito obrigada!

[Responder]

gravatar
Cassiana
29/janeiro/2016 às 17:02

5

Nicole, não tinha visto teu post e também enviei um e-mail para a Natura. Além das mesmas coisas confusas que recebeste, olha um trecho copiado da resposta: “Nossos fornecedores conhecem nosso posicionamento com relação à realização de testes em animais. Sabemos que é possível que um fornecedor de nossa cadeia possa realizar testes de matérias-primas em animais para atender outras empresas atuantes em mercados ou setores em que tais testes são exigidos para fins regulatórios”. Ou seja, a Natura não testa, mas admite que fornecedores de matéria-prima podem testar sim :/

[Responder]

Gravatar

Nicole Respondeu:

É algo super louco e sempre vai ser Cassi! O fato é sempre buscarmos marcas que sejam transparentes de verdade sabe? E isso é raro, mas… Vamos vendo né??

Muito obrigada pelo comentário! Qualquer coisa, estou aqui! Mil beijos

[Responder]

gravatar
Paula
14/outubro/2016 às 7:37

6

Oi, Nicole!
Acho que a Natura mentiu nessa resposta ou mudou de idéia. Alguns dos produtos mais recentes apresentam Cera Alba na composição, como é o caso do Batom Balm da linha Aquarela. Queria muito confiar na empresa porque acho que a proposta dela é bacana em outros pontos e porque é acessível, mas está difícil. Já houve uma época que o SAC me afirmou que não usava NENHUM ingrediente de origem animal. Não sei se é desorganização, falha de comunicação ou mentira mesmo. Na dúvida, vou continuar boicotando infelizmente :(

[Responder]

Gravatar

Nicole Respondeu:

Pois é Paula, por isso é sempre bom ficar ligada e ler sempre os rótulos!

Mil beijosss e muitoo obrigada!

[Responder]

Gravatar

Natália Respondeu:

Infelizmente, ao acessar hoje (12/01/17) o SAC da empresa pelo site (há um auto-atendimento online), percebi que a cera alba ainda não figura na lista de ingredientes de origem animal que eles apresentam: “Natura: Você pode verificar se um produto possui ingredientes de origem animal buscando as seguintes palavras na composição, situada em nossas embalagens ou nas Revistas Digitais http://www.revistanatura.com.br Cetyl Acetate; Acetylated Lanol; PEG40/MYRG 52; Chemyprotein Milk; Glycol Distearete; Glyceryl Stearate/PEG100-Stearate; Chitosan; Propylene Glycol Stearate.”

[Responder]

Gravatar

Nicole Respondeu:

É complicado Natália! Nunca coloco minha mão no fogo por nenhuma marca!

Mil beijos e muitooo obrigada

[Responder]

gravatar
Keith S.
20/junho/2017 às 9:43

7

Estrategia de marketing normal: marcas que vendem em grande escalada e que se aproveitam dessas onda de produtos naturais, conscientização para vender a ideia de que são naturais, sustentáveis e pensam em vc, nos animais. Tudo balela! e quando indagadas, poe culpa em empresas terceirizadas, fazem textão na tentativa de explicar as coisas e só tendem a piorar.

Boticário, Hinode, Natura, Avon e muitas outras…boicoto todas, são ruins, cheias de químicos, petrolatos, conservantes… nos causam alergias, até são gatilhos para enxaquecosos (pq há pessoas que tomam banho desses desodorantes, colonias). Obs: Ainda me recupero de uma dermatite que um sabonete da Natura me causou. Triste!

[Responder]








banner-full

banner-full