LENTES DE CONTATO (para olhos) TESTAM EM ANIMAIS? SÃO VEGAN? SAIBA TUDO AQUI! RESPOSTA DA ANVISA –

Olááá galerinha do meu coraçãozão!!!! uhauahuaaa Como vocês estão??? Bom, eu sempre leio os comentários de vocês e sempre respondo né? ;) Adoroooo! hahaha Então, uma leitora linda me perguntou sobre lentes de contato – AS LENTES DE CONTATO (PARA OLHOS) TESTAM EM ANIMAIS? ELAS SÃO VEGANAS? – Não sabia responder, pois lentes de contato não são cosméticos né?? Então… Fui atrás desta informação.

Coloco lentes de contato para olhos, pois lançou esta modinha linda de Lentes de Contato para Dentes! Então as pessoas procuram muito no google para entender melhor como são feitas… Poderiam ter colocado outro nome né? Falta de criatividade! hahahaha
Mandei um e-mail para ANVISA para saber mais! Nunca perguntaria este tipo de coisa para os fabricantes, pois poderiam mentir ou omitir alguma informação.

Então fui diretamente no orgão confiável que nos fala sobre as leis! ;) Fica a dica para quem pesquisa sobre isso. Nada melhor do que enviar um e-mail para o Orgão responsável do setor! Perguntei se existia alguma lei para este tipo de produto, já que as Lentes de Contato estão vinculadas também na área da saúde. E tudo muda quando os produtos estão neste setor!

Afinal, Lentes de Contato Testam em Animais? É Obrigatório por Lei? Como funciona isso?

 
 

LENTES DE CONTATO TESTAM EM ANIMAIS? SÃO VEGAN? SAIBA TUDO AQUI 1

 
 

LENTES DE CONTATO (para olhos) TESTAM EM ANIMAIS? SÃO VEGAN? RESPOSTA DA ANVISA –

Prezado (a) Senhor (a),

Em atenção a sua solicitação, informamos que a avaliação de segurança e eficácia de dispositivos médicos se dá por meio da avaliação de suas propriedades biológicas e funcionais, realizada a partir de ensaios de biocompatibilidade, bem como de desempenho e estabilidade, conforme normas de referência estabelecidas e aplicáveis.

Especificamente no que se refere aos ensaios de biocompatibilidade adota-se como principal norma de referência a ISO 10993, que prevê a realização de testes in vitro e in vivo para avaliação de segurança biológica dos materiais que constituem os produtos médicos.

Neste contexto, considerando-se as lentes de contato como produto objeto de interesse, há previsão normativa de realização dos testes de sensibilização e de irritação ocular em modelo animal, conforme disposto na referida ISO, sendo a avaliação de suas propriedades físico-químicas e ópticas realizadas in vitro e em laboratórios especializados, respectivamente.

Contudo, faz-se oportuno ressaltar que nos últimos anos tem havido grande mobilização para o desenvolvimento, validação e utilização de metodologias alternativas baseadas no princípio ético dos 3Rs – redução, substituição (replacement) e refinamento do uso de animais, preconizados internacionalmente.

Atualmente, são aceitos pela ANVISA 17 métodos alternativos validados, conforme disposto na RDC nº 35/2015 – sendo sempre que suficientes à avaliação requerida, preferíveis em relação aos testes realizados em animais.

Esta Gerência coloca-se à disposição para eventuais esclarecimentos
Atenciosamente,
Anvisa Atende
Central de Atendimento
Agência Nacional de Vigilância Sanitária

LENTES DE CONTATO TESTAM EM ANIMAIS? SÃO VEGAN? SAIBA TUDO AQUI

Deixei em negrito as informações que mais me chamaram atenção! Resumo da ópera!

NA MINHA OPINIÃO, lendo e relendo a resposta da ANVISA, acho que – LENTES DE CONTATO (para Olhos) REALIZAM TESTES EM ANIMAIS EM ALGUM MOMENTO!

1. “…ISO 10993, que prevê a realização de testes in vitro e in vivo para avaliação de segurança biológica dos materiais que constituem os produtos médicos…”

2. “…considerando-se as lentes de contato como produto objeto de interesse, há previsão normativa de realização dos testes de sensibilização e de irritação ocular em modelo animal…”

3. “…são aceitos pela ANVISA 17 métodos alternativos validados, conforme disposto na RDC nº 35/2015 – sendo sempre que suficientes à avaliação requerida, preferíveis em relação aos testes realizados em animais…”

CURTA, COMPARTILHE E COMENTE! ISSO AJUDA DEMAIS O BLOG GALERINHA MARA!

A ANVISA disse que aceitam 17 testes alternativos, mas é muito relativo! Na minha opinião, a grande maioria ou todos os laboratórios testam em animais em algum momento do desenvolvimento das lentes de contato. Como elas se comportam, os componentes, quantas horas… É migo e miga, vocês devem começar a utilizar mais óculos… Eu não uso lentes  e nem quero…

Fico pensamento em mil coisas sabe? Você acha mesmo que não vão testar em algum momento nos olhos dos animais um bagulho que fica horas e mais horas nos teus olhos? No meu ponto de vista é difícil! Mas faça um teste!!!! Mande um e-mail para a marca ou laboratório da sua lente e pergunte ;)

Faça perguntas focadas sabe? Diga que só irá utilizar se não tiverem feito testes em animais! Pergunte os componentes também! Bom, espero ter ajudado de alguma maneira! Qualquer dúvida, sugestão ou comentário deixe aqui em baixo, vou amar ler e responder todoooo mundo ok?

Mil beijos, amo vocês!!!! Muitooo obrigada!

1. PARA CURSOS DE MAQUIAGEM E PENTEADOS (Veja mais aqui):
ravena.corre@gmail.com

2. PARA SER MAQUIADA E PENTEADA POR MIM (Veja mais aqui):
ravena.corre@gmail.com

3. PARA PALESTRAS SOBRE BELEZA SEM CRUELDADE – PRODUTOS  VEGAN E CRUELTY FREE, ALIMENTAÇÃO… (Veja mais aqui):
ravena.corre@gmail.com

Comente aqui

Quer ficar por dentro das novidades?
Coloque seu email aqui :)